Manutenção - COMO ENRAIAR ARO DE 36X3

ERAIANDO UM ARO DE 36 CRUZANDO POR 3

ENRAIANDO UM ARO DE 36 CRUZANDO POR 3

VEJA O PASSO A PASSO

NOTA #1- A escolha do tipo de enraiamento:
Existem vários “estilos” de enraiamento (Radial, 2x, 3x, 4x, Twist, etc.) mas aqui vamos utilizar o mais comum nas rodas de 36 raios que é o 3x. Para quem não sabe, o enraiamento “3x” ou “3cross” significa que cada raio vai “cruzar” por cima de 3 outros raios.

NOTA #2 – O comprimento dos raios:
Ao contrário do que muita gente pensa, os raios não são todos do mesmo comprimento e os mesmos raios não são compatíveis com rodas diferentes.
Tudo conta como variante – o diâmetro das falanges do cubo, o diâmetro interno do aro (singlewall, doublewall, triplewall, etc.) e ainda o tipo de enraiamento que se vai utilizar. Uma diferença superior a 2mm no comprimento dos raios (mais curtos ou mais compridos) já pode não servir.
Neste caso particular o cubo tem falanges de tamanhos diferentes o que significa que os raios do lado do driver (falange alta) vão ser mais curtos do que os raios do lado contrário (flange baixa)

Passo #1 – O material, a ferramenta e o local:
Para começar a montar a roda, deves ter já a mão o aro, os raios do comprimento certo e o cubo. Se o material que estas a montar é usado aproveita agora que está tudo desmontado para limpar as peças, é mais simples.
Para enraiar a roda não é necessária nenhuma ferramenta, só depois de enraiada é que precisas de uma chave de raios e/ou chave de fendas.
O processo todo vai demorar algum tempo, especialmente se é a primeira vez que vais montar uma roda, por isso escolhe bem uma cadeira confortável ou sofá.

Passo #2
- O método:
Para enraiar em cruzado vamos utilizar um método de quatro fases. Isto quer dizer que vamos inserir quatro grupos de 9 raios de cada vez.
No caso deste cubo, como referi em cima, os raios tem tamanhos diferentes por isso vamos separar os grupos – 2 grupos de 9 raios compridos e 2 grupos de 9 raios mais curtos.

Passo #3
- O primeiro raio:
O primeiro raio a inserir é muito importante, pois vai determinar que o local da válvula fica livre para haver espaço para colocar a ponteira da bomba na câmara de ar.
Vamos começar com um dos lados do cubo (neste caso o lado do driver = raio mais curto) e inserir o primeiro raio “de fora para dentro” como podes ver na foto.

Agora vamos apertar a “porca do raio” ou seja NIPLLE (eu sei… é um nome um pouco estranho… mas é assim que se chama em bom português) no primeiro furo ao lado do furo da válvula que esteja mais perto do lado do cubo que está o raio.
Neste caso, como se pode ver na foto, o furo encontra-se a esquerda do furo da válvula, mas nem todos os aros são iguais! O furo mais próximo pode estar a direita! Certifique-se que fica no furo correto.

Passo #4 - O primeiro grupo de raios:
Depois de colocar o primeiro raio no furo certo, já pode inserir os restantes 8 raios do primeiro grupo de raios. Este primeiro grupo vai de “fora para dentro” como o primeiro raio. Inseria os raios furo sim, furo não no cubo.

De seguida, aperta os raios no aro. A partir do primeiro raio seguem 3 furos vazios e o próximo raio.
Ao terminar o primeiro grupo o resultado deve ser como na foto em baixo.

Aponte os NIPLLES à mão, só um pouco, o aperto é feito no fim.

Passo #5 – O primeiro raio do lado contrário:
Agora damos a volta a roda e vamos seguir para o lado contrário. O primeiro raio aqui também é bastante importante, tem que ficar no furo certo.
Como no outro lado, vamos colocar o raio de “fora para dentro” (nesta falange mais baixa vamos usar os raios mais compridos). Aqui vais notar que os furos das falanges não estão alinhados, isto é normal.
Procura o primeiro raio do lado contrário e coloca o primeiro raio no alinhamento desse raio mas como as flanges são desalinhadas usa o furo que está ao lado do primeiro raio e que esteja mais longe da válvula (ver fotos). Neste caso é para o lado direito mas lembre-se que em outro aro pode ser para o lado esquerdo. Em ambos os casos tem que ficar para o lado do primeiro raio, mais longe da válvula.

Passo #6 – Segundo grupo de raios:
Depois de verificar que o primeiro raio está no sítio certo, pode colocar o resto dos raios do segundo grupo. (neste caso são os mais compridos)
No cubo é novamente de “fora para dentro”, furo sim, furo não.
No aro, deixa 3 furos entre os raios (desta vez um dos furos vai estar ocupado por um raio do outro lado).

Depois de concluír o segundo grupo, deve estar parecido com a foto em baixo. Já só falta metade dos raios.

Passo #7 – Ângulo e espaço para a válvula:
Neste momento a roda parece que tem um enraiamento radial. É agora que damos a inclinação correcta aos raios para a zona da válvula ficar com mais espaço. Neste caso vamos rodar o cubo para a esquerda e como podes ver na foto os 2 raios próximos do furo da válvula estão a afastar-se deixando mais espaço livre na zona da válvula. Se chegaste ate aqui vais no bom caminho.

Passo #8 – Terceiro grupo de raios:
Depois de montarmos os dois primeiros grupos de “fora para dentro”, vamos montar os dois últimos grupos de “dentro para fora”.

Agora chegou a altura de cruzar os raios. Estes raios vão na direcção contrária aos raios que já estão montados. Como falamos no início, o raio vai cruzar outros 3 raios.
Ao cruzar esses 3 raios, o raio vai passar por cima dos 2 primeiros e por baixo do 3º raio. Parece complicado mas é bastante simples.

Agora você começar a notar uma certa dificuldade em cruzar os raios, parece que são grandes de mais e não passam. Vais ter que “dobrar” um pouco os raios para passar por cima e por baixo dos outros raios. Isto é normal, os raios são bastante flexíveis e não há problema em “dobrá-los” um pouco.
Se esta a montar um aro novo, e nesta altura que tem que ter mais cuidado para não riscara-lo! É muito fácil o raio fugir e riscar o aro, por isso leva o tempo necessário e tem cuidado.

Segue a montar os restantes raios, sempre com 3 furos de intervalo entre eles.
Por cima dos 2 primeiros e por baixo do terceiro.
Ao terminar o terceiro grupo de raios já está quase pronto.

Passo #9 – Quarto grupo de raios:
Agora insira o ultimo grupo de 9 raios do outro lado do cubo, de “dentro para fora” como no terceiro grupo (neste caso é a falange baixa e vamos usar o último grupo de raios curtos)
O processo aqui é exatamente o mesmo que em cima, os raios vão na direção contrária e cruzam 3 raios.
Aqui também vai ter que dobrar um pouco os raios para cruzar por cima e por baixo.

Agora que você ja colocou todos os raios no lugar, se fez tudo certo, pode ver que ficou um espaço maior na zona da válvula.


Passo #10 – Apertar os raios:
Agora que a roda está todo enraiada aperte os NIPLLES, primeiro apertas todos a mão, depois é que usas a chave de raios e/ou chave de fendas para apertar os raios ate a tensão certa e alinhado. Como disse no inicio este processo é mais complicado e requer alguma experiência. Boa Sorte!

Por:Outriding

Fonte: BMXPride



© 2010 Street Loucos