Fotos - Fotografia BMX

Uma das técnicas mais usadas na fotografia de BMX e Skate é a de multiplos flasehs, normalmente as condições de luz natural nunca são favoráveis e a solução encontrada é criar a sua própria luz, infelizmente o flash é um recurso bem caro, os equipamentos que tem condições de jogar a luz suficiente para “congelar” o BMX’er são muito caros e pra piorar são necessários 2 ou mais flashes para garantir que a luz vai realmente parar o movimento para que o sensor da câmera possa registrar a manobra.

Mike Moura 360 nosedive.

Mike Moura 360 nosedive.

Outro grande problema é o syncspeed. O syncspeed é a velocidade máxima que a câmera consegue fotografar com o flash, é um assunto complicado já que exige que você conheça mais sobre fotografia, em linhas gerais a câmera tem uma limitação para sincronizar a sua velocidade com a luz do flash, normalmente as câmeras digitais mais modernas conseguem registrar no máximo até 1/250, pra quem já fotografa a algum tempo sabe que fotografar a 250 não é suficiente para congelar, as imagens ficam “borradas”, principalmente no BMX que tem movimentos bem rápidos.


Leandro Moreira "Overall" 360 nohander.

Leandro Moreira "Overall" 360 nohander.


Mano Cinelli x-up, 40 anos de idade na pegada.

Mano Cinelli x-up, 40 anos de idade na pegada.


Posicionamento dos flashes (clique na imagem para ver ampliado).

Neste ensaio que fiz em Carapicuíba usei dois flashs, um Atek Shine repórter 140 a bateria conectado a um Rádio Flash e um Vivitar 285HV acionado por uma fotocélula. Funciona mais ou menos assim, na sapata da câmera vai um transmissor de que envia um sinal para o receptor no flash via onda de rádio que o disparo foi feito, acionando o flash sem a utilização de cabos, dando uma liberdade maior, além de dar a possibilidade de criação de uma luz diferenciada, pois o flash na sapata da câmera possibilita apenas uma posição da fonte de luz.


Julian Felipe "Charminho" turndown.

Julian Felipe "Charminho" turndown.


O segundo flash é acionado pela luz do flash principal por um equipamento chamado fotocélula, posicionei os 2 flashes lateralmente para que a luz se distribuísse de forma uniforme no objeto fotografado, escolhi colocar os flashes nesta posição pensando na possibilidade também de aproveitar a luz do pôr do sol para fazer o contraluz. É possível utilizar a luz natural para ajudar a compor a fotografia, é sempre bom utilizar e pensar todos os meios para te ajudar a fazer uma foto.


Overall tailwhip supercan.

Overall tailwhip supercan.


A fotografia tem muitas técnicas, quando você começa a aprender mais sobre a fotografia, automaticamente começa a pensar em coisas diferentes, criar suas próprias técnicas. É claro que é possível fazer as fotos com apenas um flash ou até mesmo usar a luz natural, eu fiz a opção de utilizar os flashes para garantir a foto em qualquer situação e pela possibilidade que eles dão de criar um visual diferenciado.


Henrique Castro chavetando nas alturas.

Henrique Castro chavetando nas alturas.

Espero que esta matéria ajude a esclarecer algumas dúvidas, na época que comecei a fotografar a dificuldade de buscar informações tomou boa parte do meu tempo de aprendizado, aproveitem a facilidade da internet para saber um pouco mais e comecem seus experimentos.



© 2010 Street Loucos